O Projeto de Lei (PL) 591/21, aprovado em agosto pela câmara dos deputados, visa privatizar a Empresa de Correios e Telégrafos, os correios, que possui mais de 52 anos de existência. Neste artigo, discute-se como é este projeto, quais são os pontos favoráveis e contrários à privatização e qual a perspectiva da sua concretização. Artigo escrito por: Artur de Arruda Campos, Maria Carolina Dias Carreira e Mariana Arantes.

Do inglês, Environmental, Social and Governance, ESG se refere a um conjunto de boas práticas realizadas por uma empresa que reúne, nesses três pilares, sua sustentabilidade empresarial e de negócios. No artigo, entenda porque as empresas estão adotando cada vez mais as práticas ESG e quais são os futuros desafios para o avanço do tema.

Artigo Escrito por: Felipe Kenji Inoue, Maria Carolina Carreira, Mariana Guilherme Arantes e Thiago Kenji Maezato.

A proposta de taxação dos dividendos, originada por Paulo Guedes e pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, gerou uma série de polêmicas no mercado financeiro. Através deste artigo, entenda o que mudou e como essa taxa impacta o mercado, além de conferir e comparar como esse projeto já é realizado países mundo à fora e entender suas diferenças propostas para o Brasil.

Artigo Escrito por: Beatriz Ducatti de Almeida, Felipe Kenji Kotani Inoue e Mariana Guilherme Arantes.

A Taxa Selic, conhecida também como taxa mãe, é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é definida a cada 45 dias pelo Copom, órgão do Banco Central, e é o principal instrumento monetário de controle da inflação, gerando um grande impacto no valor da moeda e no poder de compra no país. 

Confira de que forma ela atua, e de que maneira pode afetar o seu dia a dia e seus investimentos.

Artigo Escrito por: Julia Cristina Rodrigues Affonso, Laura Ferreira Velho Rodrigues e Mariana Guilherme Arantes