Diante da imensa discussão em torno da PEC 206, o projeto que objetiva a cobrança de mensalidades em universidades públicas, diversos tipos de opiniões são postas em pauta e que muitas vezes se confrontam. O artigo explica a proposta, bem como os pontos de vistas distintos e o seu impacto na economia e na sociedade brasileira .
Artigo escrito por: Bianca Freitas, Ricardo Mena e Thiago Otsuka.
Apesar da crise sanitária enfrentada em 2020, foi registrado na B3, a bolsa de valores brasileira, o terceiro maior número de IPOs, ficando atrás apenas de 2007 e 2021. No artigo, é abordado os motivos que levam uma empresa a abrir seu capital e quais são as vantagens e desvantagens, explicando a recente alta de IPOs na nossa bolsa de valores. Artigo escrito por: Fábio Kamada, Isabella Piovesan e Mariana Arantes.
O Projeto de Lei (PL) 591/21, aprovado em agosto pela câmara dos deputados, visa privatizar a Empresa de Correios e Telégrafos, os correios, que possui mais de 52 anos de existência. Neste artigo, discute-se como é este projeto, quais são os pontos favoráveis e contrários à privatização e qual a perspectiva da sua concretização.
Artigo escrito por: Artur de Arruda Campos, Maria Carolina Dias Carreira e Mariana Arantes.
Do inglês, Environmental, Social and Governance, ESG se refere a um conjunto de boas práticas realizadas por uma empresa que reúne, nesses três pilares, sua sustentabilidade empresarial e de negócios. No artigo, entenda porque as empresas estão adotando cada vez mais as práticas ESG e quais são os futuros desafios para o avanço do tema.
Artigo Escrito por: Felipe Kenji Inoue, Maria Carolina Carreira, Mariana Guilherme Arantes e Thiago Kenji Maezato.
A proposta de taxação dos dividendos, originada por Paulo Guedes e pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, gerou uma série de polêmicas no mercado financeiro. Através deste artigo, entenda o que mudou e como essa taxa impacta o mercado, além de conferir e comparar como esse projeto já é realizado países mundo à fora e entender suas diferenças propostas para o Brasil.
Artigo Escrito por: Beatriz Ducatti de Almeida, Felipe Kenji Kotani Inoue e Mariana Guilherme Arantes.
A Taxa Selic, conhecida também como taxa mãe, é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é definida a cada 45 dias pelo Copom, órgão do Banco Central, e é o principal instrumento monetário de controle da inflação, gerando um grande impacto no valor da moeda e no poder de compra no país.
Confira de que forma ela atua, e de que maneira pode afetar o seu dia a dia e seus investimentos.